A Associação de Amparo à Criança e ao Adolescente com Câncer da Serra Gaúcha – Domus abriu suas portas, oficialmente, dia 30 deste mês, às 17h em cerimônia ocorrida na sede da entidade, situada na Rua Dr. Paulo Roberto de Almeida, 471 - Bairro Universitário - Caxias do Sul - RS.

Mais do que um ato de inauguração, o evento foi uma prestação de contas e um agradecimento à sociedade caxiense, pelo seu carinho, solidariedade e generosidade à causa da Domus.

A cerimônia de abertura contou com a presença do Prefeito municipal de Caxias do Sul, senhor Ivo Sartori, Reitor da Universidade de Caxias do Sul, Professor Isidoro Zorzi, Delegado da 5ª Coordenadoria Regional da Saúde, senhor Eduardo Iotti, senhor Cezer Serbaro, representando a Secretaria Municipal da Saúde, Primeira Dama de Caxias do Sul, Senhora Maria Helena Sartori, Presidente da Câmara de Indústria e Comércio de Caxias do Sul, senhor Milton Corlatti, Pró-Reitor o Acadêmico da UCS, Professor Evaldo Junqueira, Prefeito da cidade universitária, professor José Carlos Monteiro, Presidente do Conselho Curador da FUCS, senhor Ademar Salvador, Diretor do Hospital Geral de Caxias do Sul, senhor Sandro Junqueira, Diretor de Ensino do Hospital Geral, professor Petrônio Fagundes de Oliveira Filho, Diretor Clínico do Hospital Geral, professor Sérgio Luiz de Oliveira Freitas, Presidente da Associação Santo Inácio de Loyola, senhora Neuza Maria Coelho Zorzi, Superintendente regional do Banrisul, senhor Osmar Viecelli, rotarianos de Caxias do sul e sócios fundadores da Domus.

O Presidente da Domus pronunciou o seguinte discurso quando da inauguração da DOMUS, em 30 de julho de 2010:

Senhoras e senhores,

Nossas boas vindas à abertura oficial das portas da nossa DOMUS.

A Domus não é a casa dos sonhos, mas é a casa de um sonho que se tornou realidade concreta graças à compreensão da comunidade caxiense, aqui tão bem representada por todos vocês.

Então, este ato não é simplesmente um ato de inauguração. É muito mais que isto: é um ato de prestação de contas e de agradecimento pelo carinho, solidariedade e generosidade à nossa causa: diminuir a dor do câncer das crianças e adolescentes da serra gaúcha e de seus familiares.

A história deste sonho começou a se materializar na noite do dia 13 de outubro de 2008, em uma reunião no Rotary Club Caxias do Sul, quando a companheira Oracélia Empinotti apresentou ao grupo o Dr. Ruy Reinert Junior, médico oncologista.

DR. Ruy nos disse que os médicos e enfermeiros da Oncologia Pediátrica do Hospital Geral de Caxias do Sul tinham identificado a necessidade de amparar às crianças e familiares que vinham do interior do interior, até o HG para o tratamento oncológico e não tinham onde ficar em Caxias do Sul.

Liderados pelo Professor José Carlos Avino, então Diretor Geral do HG, e pela Dra. Ângela Rech, responsável pela Oncologia Pediátrica do HG, o pessoal do hospital preparou um projeto de uma casa de passagem para abrigar as crianças com câncer.

Naquela noite de 13 de outubro de 2008, Dr. Ruy apresentou aos rotarianos presentes, a idéia da casa de passagem e a promoção Bola ao Mato, que consistia em um evento ao ar livre no Golf Club de Caxias do sul, onde os participantes poderiam praticar golf, com instrutores e cuja arrecadação seria destinada à construção, da inicialmente chamada, Casa de Apoio à Criança com Câncer de Caxias do Sul.

Após a explanação feita chamei meu então presidente do Rotary Club Caxias do Sul, companheiro Diron Dacol e no pé do seu ouvido lhe disse: meu presidente, este é o projeto que está faltando para o nosso clube. Se o senhor me permitir, quero capitaneá-lo.

Na reunião do clube na quarta-feira seguinte, o companheiro Diron Dacol, submeteu à apreciação dos companheiros a aprovação para o apadrinhamento da causa e o meu nome para conduzir o projeto. Ambos foram aprovados por aclamação.

A promoção "Bola ao Mato", primeiro evento em prol da causa, aconteceu em 15 de novembro de 2008 e dele obtivemos a primeira arrecadação de 14 mil reais.

O Segundo evento em prol da causa aconteceu em março/2009, na Igreja do Bairro do Bairro Cruzeiro - Caxias do Sul, onde a "SER Invensys" realizou um almoço, em benefício da DOMUS, com arrecadação de R$ 11.248,00(onze mil duzentos e quarenta e oito reais).

Partimos então para a busca de adeptos.

E no dia 11 de maio de 2009, em Assembléia Geral, com a presença de 78 sócios, foi fundada a ASSOCIAÇÃO DE AMPARO À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE COM CÂNCER DA SERRA GAÚCHA – DOMUS.

A DOMUS tem por finalidade e objetivos sociais e assistenciais, acolher e amparar crianças e adolescentes portadores de doenças oncológicas, na área de abrangência do Hospital Geral de Caxias do Sul e com idade limite de 17 anos e 364 dias, bem como ao(s) seu(s) familiar (es), limitado(s) a uma acompanhante, do sexo feminino, por paciente, através da promoção de ações nas áreas de assistência social, recreativa, educacional, espiritual, psicológica e da saúde, que contribuam para o seu bem estar, durante a sua permanência na associação.

Mas ainda não tínhamos a nossa casa, e fomos atrás dela. Uma reportagem publicada no Jornal Pioneiro em 11 de janeiro de 2010 sensibilizou os integrantes da Associação Santo Inácio de Loyola, entidade sucessora da obra social do Padre Pedroni em Caxias do Sul e região. E, um dia o Senhor Reitor da UCS Professor Isidoro Zorzi, sócio fundador da DOMUS, nos ligou dizendo que tinha encontrado uma casa e que era para conversarmos com seus integrantes, cuja presidente, sua esposa, Sra. Neuza Zorzi, tinha lido a reportagem do Pioneiro.

No dia 04 de março de 2010, no Gabinete do Sr. Reitor da UCS, assinamos o contrato de comodato com a Associação Santo Inácio de Loyola, através do qual a Domus utilizará a casa pelo período de 02 anos se responsabilizando pela sua reforma e pagamento das despesas de água, luz e impostos.

Nossa responsabilidade aumentava cada vez mais, pois víamos que o sonho estava se tornando realidade. Buscamos parcerias, fizemos promoções e campanhas para doações de dinheiro, materiais, equipamentos e utensílios para reformar e dotar a casa das mínimas condições para abrigar e amparar as crianças e adolescentes que para lá iriam.

Foi impressionante a acolhida, a generosidade e a solidariedade da comunidade caxiense. Em pouco tempo estávamos com a casa reformada e montada, pronta para cumprir com nossos objetivos.

E, no dia 15 de junho passado a DOMUS começou a cumprir sua missão: atenuar a dor do câncer de crianças, adolescentes e seus familiares em tratamento quimioterápico no Hospital Geral de Caxias do Sul.

Nossa trajetória até este momento de inauguração oficial da nossa casa de amparo foi muito rápida. Foi muito rápida porque contamos com a ajuda de muitos corações sensíveis a quem não nos cansamos de agradecer. Como são tantos, é bem possível que vamos esquecer só de nominar alguém. Mas não o esqueceremos jamais em nossos corações.

Aliás, tem muita gente que não quer ser nominada, como uma senhora que foi ao Banco do Brasil, falou com sua gerente de conta e solicitou a transferência à Domus de R$ 5.000,00, Sua gerente ligou para mim e eu solicitei um minuto para agradecer à doadora e disse-lhe: minha senhora, quero pelo menos, lhe dar um beijo de agradecimento e ela me respondeu: senhor, não precisa agradecer, só faça bom uso deste dinheiro.

Pois bem, para esta senhora que não sei o nome e não conheci, e para tantas outras pessoas, entidades e empresas que nos ajudaram e estão ainda nos ajudando a manter a nossa DOMUS, a nossa prestação de contas neste dia e o nosso muito obrigado do mais fundo do nosso coração.

Nossa prestação de contas e nosso muito obrigado:

Ao Professor José Carlos Avino que apoiou desde o inicio a idéia, nascida na sua gestão à frente do Hospital Geral;

Á Dra. Ângela Rech Cagol, Oncologista Pediátrica e atual Vice-Presidente da Domus, mentora da idéia e a todos da Oncologia Pediátrica do Hospital Geral que fizeram o projeto inicial da casa de apoio;

Ao Diretor do Hospital Geral, Sr. Sandro Junqueira, incentivador da casa de apoio facilitando as nossas reuniões preparatórias e cedendo o endereço do HG como endereço provisório do Domus;

Ao Dr. Ruy Reinert que nos trouxe o desafio e sempre nos incentivou na materialização da casa;

Aos meus companheiros do Rotary Club Caxias do Sul que acolheram a idéia como um desafio rotário para concretizar o ideal de servir, nos incentivando, nos apoiando e contribuindo para que o sonho se tornasse realidade;

Aos meus companheiros rotarianos de outros clubes de Rotary de Caxias do Sul e de Farroupilha, que não mediram esforços, quando chamados para contribuírem com ações e doações em prol da nossa causa.

Às queridas companheiras que compõem o Rotary Club Anita Garibaldi, que com todo o carinho promoveram um almoço beneficente para Domus;

Às maravilhosas mulheres da CASA DA AMIZADE, esposas dos rotarianos de Caxias do Sul, que movimentaram o céu e a terra e ainda o fazem para dotar a DOMUS das condições necessárias para transformá-la um lar aconchegante para as crianças e adolescentes com câncer;

Ao Sr. Reitor Isidoro Zorzi, que nos apoiou desde o início, nos ajudando a encontrar uma casa;

Aos 78 sócios fundadores presentes na noite memorável de 11 de maio de 2009, que com suas assinaturas materializaram um sonho quase impossível;

Às centenas de pessoas, aqui presentes ou não que no mais profundo sentimento de generosidade e solidariedade com o próximo, nos ajudaram a montar a DOMUS, doando colchões, roupa de cama, brinquedos, materiais de cozinha, de limpeza e banheiro, revistas, alimentos, cortinas, armários, e outra infinidade de coisas;

Às inúmeras pessoas, empresas e entidades que ainda continuam a nos ajudar com contribuições mensais, para a manutenção da casa;

Ao empresário Peter Brugger e amigo Marcelo Becker que ao comemorarem seu aniversário e formatura, respectivamente, dispensaram presentes para si e em troca deles recolheram doações à Domus;

Aos nossos parceiros empresas e entidades de Caxias do Sul que compreenderam o nosso objetivo e forneceram e estão ainda fornecendo serviços para a DOMUS como:

O Banrisul, que disponibilizou um terminal móvel, na sua agência central, para que os correntistas do Banco, com seu cartão BANRICOMPRAS, pudessem fazer, espontaneamente, doações de qualquer valor à Domus.

À CIC Caxias do Sul, pelo apoio institucional à nossa causa;

À Associação Santo Inácio de Loyola, sucessora do Padre Pedroni, que nos cedeu em comodato, por dois anos, a sua casa para ser sede da Domus;

Ao SIMECS, que doou um refrigerador novo, um computador, uma impressora e um frigobar;

À Loja maçônica Nova Esperança que doou quatro beliches;

À TUA Tecnologia que nos fez e administra o nosso site www.domusserragaucha.org.br;

À Editora São Miguel que nos imprimiu material informativo da Domus;

À Livraria Rossi que doou brinquedos educativos, e materiais para desenho;

À N&L Informática que doou um televisor e um DVD;

À Reiriz Rombadi Arquitetura, que projetou a reforma da nossa casa;

À Kriathivo Contabilidade que cuida da nossa contabilidade;

À Danna que nos forneceu as cadeiras para nosso escritório;

À Top Design que nos fornece nossas placas de identificação;

À Ferrari Organização e Avaliações Patrimoniais Ltda, que nos forneceu mesa para escritório e armário para dispensa;

À Odontosul que nos doou uma cadeira de dentista;

Ao Jornal Pioneiro que nos dá cobertura Jornalística e promocional;

Às rádios Caxias e São Francisco pelas entrevistas que nos proporciona;

À Jonatel Serviços Elétricos, pela revisão e instalações elétricas na casa;

À Serrana Materiais de Construção que nos facilitou realizarmos a reforma da casa;

Ao Construtor Alcimar que com carinho liderou a reforma da casa e ainda nos presta serviços;

À Carraro Móveis que doou para as crianças uma mesa e quatro mochinhos;

À NET que nos fornece sinal de TV por Assinatura;

À JJD Proequipe nossa agência de comunicação, que faz nossas peças gráficas, anúncios etc. e nos doou um fogão para nossa cozinha;

À Ditta Comunicação que nos fornece os cartões de visita;

À Top Down que nos dá manutenção de informática;

Ao Recreio da Juventude que nos forneceu material de cozinha;

A Sul Peças que doou os guarda-roupas;

Ao Ademar Salvador que doou os botijões de gás;

A Sra. Nilva Randon que fez e doou as cortinas da casa;

À Leonor Aguzzoli que doou o ferro e mesa de passar roupa;

Ao casal Eduardo e Beatriz Anversa que doaram colchão e tanque de lavar roupas;

Ao Casal Leonel e Vilma Nascimento e Sra. Oracélia Empinotti que doaram colchões;

Ao tesoureiro da Domus, Egor Marcon, que doou computador e impressora;

Aos que participaram da Feijoada do Pulita e dos Homens na Cozinha, cuja renda auferida pela compra de ingressos nos possibilitou comprar um equipamento de laser para o tratamento bucal das crianças;

À Fortaleza Segurança, que nos ajuda na segurança da casa;

À COOCAVER – Cooperativa de Consumo dos Condutores Autônomos de Veículos Rodoviários de Caxias do Sul, que através de seus cooperados taxistas vai transportar nossos pacientes à um preço especial, da Domus para o HG e deste para a Domus;

À Brasil Telecom S.A. – OI, que está disponibilizando uma verba de R$ 5.000,00 para a manutenção da nossa casa;

Aos Srs. Danécio Zanella e José Eloi da Silva, que respectivamente, forneceram alguns equipamentos e os instalaram no gabinete dentário, que atenderá às crianças e adolescentes;

À Clínica da Boca e Maxilares, através das doutoras Jeanete e Luciana, que doou equipamentos e instrumentos odontológicos para nosso gabinete dentário;

À Maurien Randon, que considero Madrinha da Domus, pelo seu empenho e prontidão em nos ajudar em todas as horas, e por nos ter aproximado ao BANRISUL;

Aos Srs. Cezar Renato de Moura Pires e Gilberto Vartha, da Natufarma, que nos doaram uma impressora convencional;

À Integrare Editora que reverterá á Domus, percentual da renda auferida pela venda do livro "Você é o Cara", de autoria de Carlos Alberto Carvalho Filho, a ser lançado em nível nacional em setembro próximo;

À Fundação Mauricio Sirotsky Sobrinho que está nos repassando 20 mil reais, para que possamos custear as necessidades de manutenção desta casa e que postará a DOMUS no Portal Social da Instituição.

Ao Erienei Locatelli, à Sorcasul, à Ângela Suzin, À Luciana Marcarini, à Sirlei Bartolo, à Analice Carrer, Ao Gotardo Perozzo, ao Mario Ferrari, ao Mauricio de Cesaro, Lisandra Boff, Fabiana Camargo, à Liga Feminina de Combate ao Câncer, à Chalise, nossa cuidadora da casa, meu Deus, à tanta gente!

Àqueles que por ventura eu tenha esquecido de citar aqui, mas que estão na memória do nosso coração e jamais serão esquecidos;

Por fim agradeço à minha esposa, Simone Milani, pelas idéias e sugestões à nossa causa e pelos seus momentos de solidão, enquanto eu estava cuidando em casa, dos assuntos da DOMUS.

Obrigado e um beijo no coração de todos vocês!

Rocco Francesco Donadio

Caxias do Sul, 30 de julho de 2010.

Fonte: Rocco F. Donadio

Galeria de Imagens

Compartilhe:
Fale Conosco
Superliga Domus

Quanto mais cedo o diagnóstico, mais alta a chance de cura.

Doe Agora