RELATÓRIO DE NOTÍCIAS EM RÁDIO

Data: 30/07/2010 – Sexta-feira

RÁDIO SÃO FRANCISCO 560AM

Horário: 7h40min

Programa: ACONTECE

Apresentação: Evandro Fontana

Entrevistado: Rocco Donadio - presidente da Associação de Amparo à Criança e ao Adolescente com Câncer da Serra Gaúcha

Assunto: Casa de amparo à criança e ao adolescente com câncer da Serra Gaúcha

Evandro: Inaugura hoje, sexta-feira, a Casa de amparo à criança e ao adolescente com câncer da Serra Gaúcha. Nós estamos em contato com o presidente da Associação de Amparo à Criança e ao Adolescente com Câncer da Serra Gaúcha, Rocco Francesco Donadio. Rocco, bom dia.

Rocco: Bom dia, Evandro. Bom dia aos seus ouvintes. É um prazer falar com vocês.

Evandro: O prazer é todo nosso. Nos fale um pouquinho sobre essa casa, quais os benefícios e onde ela vai estar situada.

Rocco: Olha, Evandro, esta casa pretende amparar e abrigar crianças e adolescentes com câncer da Serra Gaúcha. Caxias do Sul é a capital da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde do Rio Grande do Sul e para o Hospital Geral convergem, dos 48 municípios que congregam esta coordenadoria, crianças e adolescentes com câncer sob o atendimento do SUS. E estas crianças quando submetidas à quimioterapia ficam muito debilitadas, aliás qualquer pessoa fica debilitada, e normalmente como elas vêm do interior do interior, elas precisam fazer a quimioterapia e voltar pra casa, pra depois no outro dia vir pro Hospital Geral, fazer a quimioterapia, e depois voltar de novo pra sua casa. Isso dá um transtorno muito grande, deixa as pessoas muito mais debilitadas, elas ficam inseguras, a família fica destroçada. E esta casa, então, vai fazer com que estas crianças não mais durante o período da quimioterapia precisem voltar pras suas casas e fiquem na Domus. A Domus vai substituir a casa delas durante esse período de tratamento.

Evandro: E onde ela está localizada?

Rocco: Nós fizemos um comodato com a antiga instituição mantenedora do Padre Pedroni. Fica no Bairro Universitário, na antiga casa do Padre Pedroni, atrás do Hospital Medianeira, Hospital do Círculo. Na Rua Dr. Paulo Roberto de Almeida, 471. Lá nós temos uma casa pequena, uma casa modesta, muito acolhedora. Nós temos dois quartos com capacidade pra atender 3 crianças e mais 3 acompanhantes do sexo feminino.

Evandro: Certo. Então dá pra 3 pacientes do Hospital Geral. E qual vai ser o critério? Porque certamente em dados momentos mais pessoas teriam a necessidade. Que critérios serão estabelecidos pra que essas pessoas sejam beneficiadas?

Rocco: Como a Domus é umbilicalmente ligada ao Hospital Geral e o HG é quem faz o tratamento médico, o Hospital decide quais são os pacientes que deverão ir para esta casa.

Evandro: Perfeito.

Rocco: A casa simplesmente abriga as crianças. Então, o critério estabelecido é definido pelos médicos, pelas enfermeiras, pela área de oncologia pediátrica do HG.

Evandro: E como foi conseguida essa casa?

Rocco: Olha, isto é uma grande alegria eu poder dizer aos ouvintes que essa casa foi conseguida com a generosidade grandiosa da sociedade caxiense. E hoje, mais do que uma inauguração oficial, porque a casa já está funcionando há um mês e meio, nós queremos prestar contas e agradecer pra sociedade caxiense pela colaboração, pela generosidade das pessoas, das entidades e das empresas situadas aqui em Caxias do Sul.

Evanrdo: Ok. Rocco, muito obrigado pela sua entrevista à Rádio São Francisco. Um bom dia ao senhor.

Rocco: Muito obrigado também

Evandro: Parabéns aí pela iniciativa.

Rocco: Obrigado.

Evandro: Conversamos com o presidente da Associação de Amparo à Criança e ao Adolescente com Câncer da Serera Gaúcha, Rocco Francesco Donadio. Então, inaugura hoje oficialmente a Domus, que vai funcionar na Rua Dr. Paulo Roberto de Almeida, 471, no Bairro Universitário. E vai atender crianças e adolescente que vêm de outras cidades pra Caxias do Sul e não têm familiares aqui e os familiares precisam acompanhar pra realização de procedimentos como a quimioterapia. Então, eles vão ter onde ficar. Uma belíssima iniciativa. Vai funcionar ali próximo ao Hospital Medianeira. Parabéns a todos os envolvidos nessa grande iniciativa e à solidariedade de empresas e pessoas que contribuíram pra que isso se tornasse realidade.

RÁDIO CAXIAS 930AM

Data: 30.07.2010 – Sexta-feira

Horário: 10h05min

Programa: PROGRAMA DO OUVINTE

Apresentação: Tiago Pelissaro

Entrevistado: Rocco Donadio

Assunto: Casa de amparo à criança e ao adolescente com câncer da Serra Gaúcha

Tiago: E nós vamos conversar com Rocco Donadio – presidente do Rotary Domus a respeito da Casa de amparo à criança com câncer que começa a funcionar aqui em Caxias do Sul. Muito obrigado pela participação no programa. Bom dia, Rocco.

Rocco: Bom dia, Tiago. Bom dia aos seus ouvintes. Como vamos?

Tiago: Pois é, vamos muito bem aqui. E nós queremos saber um pouco melhor sobre esta iniciativa da Casa de amparo à criança, já que ela está sendo inaugurada nesta sexta-feira, a partir das cinco da tarde, há um lançamento, um evento pra marcar o funcionamento da casa de amparo à criança com câncer em Caxias.

Rocco: Meu querido Tiago e ouvintes: hoje é um dia especial pra Domus porque marca o início oficial das nossas atividades aqui na Serra Gaúcha. Na verdade, nós já começamos a prestar os nossos serviços faz mais ou menos um mês, nós acolhemos cerca de 4, 5 pessoas, crianças e adolescentes na casa, mas hoje muito mais do que uma inauguração, é o momento de prestarmos conta pra sociedade caxiense, e além disso agradecer pelo carinho, pela atenção, pelo cuidado, pelas contribuições espontâneas que ela tem feito. Empresas, pessoas, entidades, profissionais liberais, tudo que elas têm feito para que a gente pudesse manter essa casa.

Tiago: Pois bem, nós temos aqui a informação de que cerca de 90% dos pacientes que recebem tratamento contra o câncer no setor de oncologia pediátrica do Hospital Geral vêm de outras cidades da região. Quer dizer, no intuito de bem acolher estas pessoas, aqueles que estão debilitados pela doença, dar essa assitência, esse conforto, é que surgiu a iniciativa da casa, Rocco?

Rocco: É justamente isso. Em 2007, 2008, a Dra. Angela Rech, que é a mentora dessa ideia, a vice-presidente dessa casa e a responsável pela oncologia pediátrica do Hospital Geral de Caxias do Sul, junto com os enfermeiros, com os médicos do HG identificou uma necessidade importante de dar abrigo a estas crianças porque o Hospital Geral é o único hospital, numa região que atende 48 municípios na Serra Gaúcha, que atende crianças e adolescentes com câncer pelo SUS. Por exemplo vêm gente de Alto Feliz, São Vendelino, Vista Alegre do Prata, Flores da Cunha, Garibaldi, Nova Bassano, que vão pro Hospital Geral e precisam fazer quimioterapia e depois teriam que voltar pra sua cidade. Imagina uma criança com quimioterapia, o estado que fica, voltar de novo, fazer 100, 150 quilômetros, até a sua cidade. Como é que fica o espírito e a saúde dessa criança. Então, surgiu daí a ideia de nós termos uma casa aqui em Caxias do Sul para que, enquanto estas crianças permaneçam no HG fazendo o tratamento, elas descansem na Domus. E a Domus é uma segunda casa delas, aqui tem cama, abrigo, comida, brinquedo, televisão, tem computador, tem tudo. É uma casa, é um segundo lar destas crianças.

Tiago: E além disso, além de tudo que foi falado aqui, eu também recebi como informação que tem sala de odontologia, tem biblioteca ou seja é um espaço para ampliar o conhecimento e também receber outros tipos de atendimento.

Rocco: Exatamente. Nós prestamos serviços odontológicos porque as crianças com o tratamento quimioterápico ficam muito debilitadas e um dos sistemas que fica muito debilitado é a mucosa bucal e os dentes. Então, nós através de dentistas, prestamos esse atendimento. Nós temos montado um gabinete odontológico aqui com todos os equipamentos pra cuidar do tratamento bucal desses pacientes.

Tiago: É. A casa atualmente tem condições de abrigar até quantas crianças?

Rocco: A casa é pequena, é recente o nosso projeto. Nós fundamos a associação em 11 de maio de 2009. A casa tem dois quartos e pode abrigar 3 crianças e 3 acompanhantes. Ao todo nós podemos abrigar seis pessoas. Na verdade, eu não gostaria de estar fazendo essa casa porque eu não gostaria que tivesse essa doença. Mas já que ela existe, porque a Medicina ainda não conseguiu resolver essa doença, nós temos que fazer a nossa parte.

Tiago: A criança, na verdade, é a maior inimiga do tempo. Quando a gente vai estudar poesia, alguns autores, alguns poetas, e eu cito aqui Mário Quintana, ele diz que o tempo tem muito medo das crianças porque elas têm uma vida pela frente e as crianças com câncer estão lutando e muito para viver, para terem condições de crescer. Então, isto tudo já nos toca também. Já nascem tendo todo essa necessidade de apoio, essa debilidade que precisa ser corrigida e esse amparo é fundamental. Quem de nós não quer pensar ao menos em viver quem sabe aí uns 80, 100 anos, e por isso temos que dar assistência pra que elas vivam muitos anos e tenho certeza que até uma atitude como essa ajuda na recuperação delas.

Rocco: Com certeza. Existem estatística e eu não consigo te dizer qual é o índice, mas existem estatísticas no Brasil que comprovam isso que você tá dizendo. Há o acolhimento, o carinho, o atendimento psicológico, que conseguem reverter o problema e isso é muito importante.

Tiago: E na verdade esse projeto já nasce bonito e bem intencionado, ajudando bastante quem necessita. Assim mesmo nós temos muitos casos de crianças com câncer. É uma luta buscar aos poucos expandir o projeto. Qual é o pensamento quanto à isso?

Rocco: Nós dependemos muito da demanda do Hospital Geral porque a nossa casa, a nossa atividade está ligada umbilicalmente ao HG. Tendo demanda no Hospital, nós vamos existir, e existe demanda. Claro, não são muitos casos, graças à Deus, mas têm casos. Pra você ter uma ideia, já passaram por aqui 4 crianças e, infelizmente, uma delas não resistiu, mas passou por aqui. Quando ela chegou, o quadro já estava muito sério. Mas enfim, enquanto ela esteve aqui, recebeu carinho, atenção, é esta a nossa finalidade.

Tiago: Bem, temos que lembrar aqui que ela vai funcionar, aliás já está funcionando, onde era a antiga residência do Padre Ulderico Pedroni. Está situada na Rua Dr. Paulo Roberto de Almeida, no Bairro Universitário. Este é o endereço da casa. Há algum telefone pra contato caso nós... A casa nesse momento já está lotada, Rocco?

Rocco: Não. Hoje, sexta-feira... Normalmente às sextas-feiras, os pacientes são liberados pra voltarem pras suas residências porque eles não podem perder o convívio com a família lá onde eles moram. Então normalmente os médicos do HG liberam pra irem pra casa e, na segunda-feira, voltam. A não ser aqueles casos muito sérios que necessitam estar dentro do Hospital com cuidados especiais. Então, hoje às oito horas da manhã, o Breno que tá aqui com a mãe dele foi pra casa.

Tiago: Podemos deixar algum telefone pra contato, informações, pra aquelas famílias que podem estar necessitando deste auxílio. Qual seria?

Rocco: 3221-0849.

Tiago: Muito bem. 3221-0849. O telefone fica á disposição pra quem quer buscar mais informações sobre o funcionamento da Casa de amparo à criança com câncer da Serra Gaúcha. Muito obrigado, Rocco, pela participação. Tenha muito bom dia e a gente parabeniza essa iniciativa.

Rocco: Muito obrigado, Tiago e Rádio Caxias. Bom dia.

Horário: 12h32min

Programa: JORNAL FORMOLO

Apresentação: Pedro Ledmar e Luis Bolsoni

Repórter: Andressa Gallo

Entrevistado: Rocco Donadio

Assunto: Casa de amparo à criança com câncer começa a funcionar

Andressa: Com o objetivo de ajudar as crianças com câncer que se deslocam de outras cidades para receber tratamento no Hospital Geral, a Casa de Amparo à Criança e ao Adolescente com Câncer da Serra Gaúcha vai ser inaugurada nesta sexta-feira. O evento terá início às cinco horas da tarde. A ação é promovida pela Associação Santo Inácio de Loyola e Associação de Amparo à Criança e ao Adolescente com Câncer da Serra Gaúcha, a Domus. O local, que vai funcionar onde era a antiga residência do Padre Ulderico Pedroni, situado na Rua Dr. Paulo Roberto de Almeida, no Bairro Universitário, vai contar com dois quartos, sala de odontologia, biblioteca, banheiro, cozinha e lavanderia. Inicialmente, seis crianças irão ser atendidas, juntamente com um familiar de cada uma. O presidente da Rotary Domus, Rocco Donadio, explica que a casa é um meio de dar conforto para estas pessoas debilitadas pela doença que vem de outros municípios.

Rocco: As crianças com esse problema vêm do interior pro Hospital Geral fazer quimioterapia e precisam fazer todos os dias, dependendo da receita médica. Então, faz uma sessão num dia, retorna pra casa, volta no outro dia pro HG, volta pra casa, retorna pro Hospital, nesse percurso a criança que já está debilitada fica ainda mais. Então, nós criamos esta casa pra que ela tenha condições de ficar amparada com todas as condições, inclusive com atendimento psicológico e odontológico, pra que ela não precise se deslocar de Caxias pro interior na sua cidade e depois voltar no outro dia.

Andressa: Cerca de 90% dos pacientes que recebem tratamento contra o câncer no setor de oncologia pediátrica do Hospital Geral vem de outras cidades da região.

Compartilhe:
Fale Conosco
Superliga Domus

Quanto mais cedo o diagnóstico, mais alta a chance de cura.

Doe Agora