Destaques

Domus expõe seu trabalho no Legislativo Caxiense e é considerada "utilidade pública"

22/09/2016 18:09

Crédito Foto: Jéssica Cogo

Dirigente destacou atendimento oferecido a crianças e adolescentes vítimas de câncer
O diretor-executivo da Domus (Associação de Amparo à Criança e ao Adolescente com Câncer da Serra Gaúcha), Rocco Francesco Donadio, registrou em pronunciamento no início da sessão ordinária da Câmara Municipal desta quinta-feira (15/09) os serviços oferecidos pela entidade. Fundada em 11 de maio de 2009 e, em funcionamento efetivo desde 30 de junho de 2010, a Domus já prestou 47 atendimentos de pessoas encaminhadas pelo setor oncológico do Hospital Geral de Caxias do Sul.
Donadio destacou que a entidade oferece, gratuitamente, abrigamento para pacientes e responsáveis, evitando que façam deslocamentos até seus municípios de origem após o tratamento quimioterápico. Além das acomodações, a entidade oferece atendimento odontológico, psicológico e de assistência social, transporte, medicação quando prescrita por médicos, alimentação, comunicação e atividades de lazer. A Domus atende aos moradores dos 49 municípios pertencentes à 5ª Coordenadoria Regional de Saúde.
O gestor enfatizou a importância das famílias ficarem atentas aos sinais que indicam a possível existência da doença. Para Donadio, a identificação precoce é essencial para garantir o atendimento adequado, reduzindo as possibilidades de morte.
Citou a realização do teste do olho vermelho como a melhor forma de identificar se uma criança tem predisposição à doença. Caso apareça a cor vermelha, não há indicação da doença; se for branca, a recomendação é procurar médicos para investigação. O teste pode ser feito por meio de equipamento específico ou câmara fotográfica.
Em relação ao câncer infanto-juvenil, Donadio indicou que a família deve estar atenta à dor do crescimento, comum nesta fase da vida, mas que precisa ser acompanhada, porque pode indicar predisposição ao câncer. "Nosso sonho é não ter nenhuma criança para ser atendida. Mas isto é uma ilusão. Por isso, queremos continuar fortes no papel acolhedor que desempenhamos", assinalou.
Após a apresentação das ações da Domus em prol das crianças e adolescentes dos 49 municípios da 5ª Coordenadoria Regional da Saúde do RS, no que tange ao acolhimento oferecido a elas e às suas responsáveis, durante o tratamento quimioterápico, feito no Hospital Geral de Caxias do Sul, e de levar informações às comunidades desses municípios sobre os sinais e sintomas iniciais do câncer infantojuvenil, a Câmara Municipal de Caxias do Sul, por unanimidade, aprovou o projeto do vereador Edson da Rosa, que outorga o título de Utilidade Pública à instituição, pelos relevantes serviços prestados à saúde, na prevenção do câncer na serra gaúcha.

Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul
Editor(a) e Redator(a): João Roberto Hunoff - MTE 5.247

Fonte: Rocco F. Donadio

Contribua Espontaneamente

BANCO BANRISUL - AACC SERRA GAÚCHA DOMUS - Agência 0180
Conta Corrente 06.181631.0-9 - CNPJ: 10.852.561/0001-72.

Associação de Amparo à Criança e ao Adolescente com Câncer da Serra Gaúcha - DOMUS
Rua Dr. Paulo Roberto de Almeida, N° 471 - Bairro Universitário - CEP 95040.220 - Caxias do Sul - RS - Brasil
Fone (54) 3221.0849 - domus@domusserragaucha.org.br

Mentores

Desenvolvido por TUA Tecnologia