De caráter nacional, a iniciativa é conjunta entre as 47 associadas da confederação e se estenderá de 01 a 30/09, com ênfase ao diagnóstico precoce sobre a doença maior causadora de óbitos entre jovens de zero a 19 anos.

Durante o período de 01 a 30 de setembro, a Confederação Nacional de Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (CONIACC) realiza mais uma edição da campanha Setembro Dourado. Trata-se de um dos principais projetos da instituição, desenvolvido anualmente em parceria com as 47 associadas distribuídas no Brasil, com a finalidade de conscientizar a população para a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil.

Idealizada pela agência Love Comunicação, de Caxias do Sul (RS), a campanha foi lançada junto à ação nacional “O Câncer Infantojuvenil Existe de Verdade”, em julho deste ano, que reforçou a meta de combate ao preconceito e à negação sobre a doença – considerada a primeira causa de óbitos entre jovens de zero a 19 anos no país – e a importância do diagnóstico precoce para ampliar as chances de cura. O Setembro Dourado fez uma adaptação sobre o conceito do mote da campanha nacional, criando quatro personagens do universo infantil (Gorila Cantor, Leão Skatista, Urso Astronauta e Porquinho Patinador) para chamar a atenção quanto aos sinais e sintomas que devem ser observados e buscar assistência médica o quanto antes, a fim de propiciar o diagnóstico precoce e, consequentemente, aumentar as probabilidades de cura. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), este percentual pode alcançar a média de 60% no Brasil, enquanto em países alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) a sobrevida atinge 85%.

“O Setembro Dourado existe há cerca de 12 anos, porém não havia uma comunicação unificada, onde cada filiada da CONIACC elaborava sua campanha própria. Por meio deste projeto conjunto, conseguimos associar a imagem dos quatro mascotes às informações e cuidados sobre a doença, destacando, em 2022, a mensagem Acredite! Os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil existem de verdade”, explica a presidente da CONIACC, Teresa Cristina Cardoso Fonseca, que também é médica especialista em Hematologia e Oncologia. O material de divulgação circulará no país mediante banners, outdoors, busdoors, anúncios em jornais e revistas, cartazes, flyers, jingles e vídeos para a mídia eletrônica, além do mobiliário urbano (afixados em paradas de ônibus) e camisetas personalizadas. Os personagens infantis aparecem em situações imaginárias dentro do cotidiano das pessoas. “Por exemplo, a figura do gorila tocando violão congrega a informação sobre palidez, perda de peso e cansaço inexplicados, que podem servir de alerta para a saúde da criança. Este contraponto entre fantasia e realidade impacta a reação da população”, argumenta a vice-presidente da confederação, Vera Lúcia de Paula Silva. Nas peças publicitárias, há indicação de acesso ao site da confederação www.coniacc.org.br para a comunidade ter mais esclarecimentos referentes aos sinais e sintomas do câncer infanto-juvenil. Também serão veiculados spots de rádio onde estão sediadas as filiadas correspondentes àquela determinada região, informando seus dados para contato.  

A CONIACC acredita que a recente sanção à Lei 14.308/2022, que instituiu a Política Nacional de Atenção à Oncologia Pediátrica do Brasil, estimulou as 47 entidades filiadas a aderirem às campanhas, tanto nacional quanto ao Setembro Dourado, visto que aumentou o interesse da comunidade sobre o câncer infantojuvenil. “Esperamos que iniciativas como estas contribuam para que a lei seja observada pelos gestores de saúde. É com informação confiável que podemos nos prevenir melhor e obter tratamento adequado”, ressalta Rocco Donadio, vice-presidente da CONIACC.

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Quanto mais cedo o diagnóstico, mais alta a chance de cura.

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