Em um canto acolhedor da Domus, o som suave de tampinhas sendo separadas ecoa como uma melodia de esperança.


Dona Terezinha Lazarotto, com suas mãos hábeis e um sorriso sereno, dedica seu tempo e coração a uma causa que transforma vidas. Hoje, ela compartilha conosco sua jornada inspiradora no voluntariado e nos mostra como pequenos atos podem fazer uma grande diferença.


Ela iniciou seu relato, falando com muito orgulho que está com a Domus desde o seu nascimento, há 15 anos. De lá para cá, sua relação com a associação só fez aumentar!


Para ela, o voluntariado iniciou no exato momento em que Rejane Siqueira, coordenadora da instituição, colocou o Projeto Tampinhas em ação, fazendo com que Dona Terezinha, se tornasse a mais antiga voluntária em plena atividade na Domus.


O projeto têm um objetivo muito claro, angariar fundos para a manutenção das despesas fixas da casa e também, no atendimento das várias demandas que não cessam de chegar.


Seguindo a conversa, Dona Terezinha, fala sobre como ela vê o voluntariado e em suas palavras:

[…] o voluntariado é ajudar! Fazer o bem! […] Aí, vem as voluntárias e a gente troca ideias […] a gente separa […] as tampinhas […] o que é bom do que não é bom […] depois a gente, põem nos sacos, embala e pesa […] e as empresas da reciclagem vem buscar!


Ela ainda comenta, que:

[…] como eu sou dona de casa aposentada […] trabalhando e trocando experiências com as outras voluntárias e com a casa […] me ajudou muito […] Quando não posso vir, eu sinto […] uma falta imensa […] para mim é uma satisfação saber que trabalhar nesse trabalho vai ajudar a manter as crianças que necessitam tanto!


No decorrer da entrevista, Dona Terezinha, relembrou que anos atrás, a casa recebeu uma criança para tratamento do câncer e na época, seus netos fizeram amizade estreita o assistido!


Dona Terezinha recordou o impacto dessa convivência, e o aniversário de 15 anos desse menino, que ela ajudou acontecer, com simplicidade, mas com muito afeto e ternura.


Com essa experiência, ela sentiu o poder transformador da doação! Uma força capaz de aquecer seu coração a ponto de perceber que o bem feito a alguém, retorna de uma maneira muito profunda.


Ela reforça o envolvimento de toda a equipe Domus, na assistência e também, no acolhimento às crianças, adolescentes e também, as famílias. Em suas palavras:


[…] todas são ótimas […] não medem esforços para ajudar […] e a casa tem que ser mantida [...] fornece tudo pra eles […] medicamentos […] até o carro da entidade leva e busca no hospital […] a psicóloga atende as famílias […] e toda a sexta-feira tem a reunião aqui […] elas têm o benefício de assistir palestras, fazer artesanato e, além disso, elas ganham cesta básica!


Ao final do bate-papo, ela deixa um recado à comunidade!


O que eu gostaria de falar, é que a casa necessita dos voluntários, porque, o custo é muito elevado! […] Precisa de voluntários! […] A comunidade precisa ajudar a Domus […] precisa de gente que trabalhe […] porque como é que vai manter a casa? […] Têm água, luz, alimentação das crianças! […] É que a casa fornecesse tudo que tem de melhor […] então eu apelo que os aposentados, os que estão em casa, que venham aqui como eu […] a gente necessita dessas pessoas […] eu garanto que vão se sentir muito bem!


A jornada de Dona Terezinha na Domus, nos deixa uma lição valiosa: cada um de nós pode ser um agente transformador.


Sua dedicação como voluntária é um chamado para todos nós!


Então, junte-se à causa, participe do voluntariado e ajude a criar um impacto positivo na comunidade e mundo. Porque, no final das contas, são as pequenas ações que constroem um futuro melhor.


A equipe Domus, agradece de coração à nossa querida Dona Terezinha, pelos anos de apoio!

Galeria de Imagens

Compartilhe:
Fale Conosco
Superliga Domus

Quanto mais cedo o diagnóstico, mais alta a chance de cura.

Doe Agora