Na incrível e linda jornada do crescimento das crianças, cada detalhe importa!
Pequenos sinais, quando identificados a tempo, fazem toda a diferença no diagnóstico precoce de doenças e aumentam significativamente as chances de tratamento e recuperação.
Entre esses sinais, a presença de uma massa abdominal pode ser uma das primeiras indicações de tumores sólidos na infância.
A palpação e manchas roxas são formas comuns de identificação de tumores sólidos em crianças. Os principais tipos incluem:
- Neuroblastoma
- Tumor de Wilms (nefroblastoma)
- Linfoma não Hodgkin (subtipo Burkitt)
- Hepatoblastoma
- Tumores de células germinativas
A boa notícia é que, quanto menor a idade da criança, maiores as chances de uma massa abdominal não representar câncer.
No entanto, após os 2 anos, a maioria das massas encontradas pode estar associada a tumores, tornando essencial a observação cuidadosa dos sinais.
Sintomas que Merecem Atenção
Os tumores abdominais se desenvolvem de forma silenciosa, sem sintomas aparentes, contudo, os pais devem atentar-se para algo diferente no corpo da criança durante os cuidados diários ou em exames de rotina. Quando há sintomas, os mais comuns incluem:
- Dor abdominal recorrente
- Massa abdominal palpável
- Perda de peso sem explicação
- Febre prolongada sem causa definida
- Alteração do hábito intestinal
- Aumento da pressão arterial
- Hematúria (presença de sangue na urina)
- Manchas roxas ao redor dos olhos
- Nódulos subcutâneos
- Fraqueza, irritabilidade ou dor óssea
Além disso, qualquer crescimento acelerado da massagem abdominal deve ser considerado uma emergência médica.
O que fazer diante da suspeita?
Para investigar é feita uma ultrassonografia abdominal em até 72 horas. Caso o exame aponte qualquer anormalidade, a criança deverá ser encaminhada imediatamente para um centro de referência em oncologia pediátrica.
A Importância da Informação e do Acolhimento
Na Domus, acreditamos que a informação é essencial e salva vidas, por isso, promovemos a disseminação dos sinais e sintomas para o diagnóstico precoce!
Nossa missão é oferecer apoio integral para que as famílias enfrentem a doença, sentido-se acolhidos, seguros e esperançosos.
Cuidamos de cada detalhe para garantir bem-estar dos nossos assistidos durante e após o tratamento, oferecendo apoio, lazer, educação, suporte emocional, financeiro, jurídico, acompanhamento com psicóloga e assistente social e ainda, fortalecimento espiritual.
Faça a sua nossa parte!
Prestar atenção aos sinais e sintomas e buscar atendimento médico sem demora é imprescindível!
Se você conhece alguém que possa precisar dessa informação, compartilhe este conteúdo. Juntos, podemos fazer a diferença!
Fonte: Diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil / Rio de Janeiro: Instituto Ronald McDonald, 2024.