Nesta semana, a Domus recebeu com carinho o amigo Celenir Marculan Ramos, (Brecha), ex-presidente da AMOB Santa Fé, para uma conversa especial.

Ele compartilhou conosco a história por trás do almoço beneficente que aconteceu no domingo, dia 27 de julho e arrecadou alimentos não perecíveis para duas instituições que representam o cuidado nos extremos da vida: a Domus – Associação de Amparo à Criança e ao Adolescente com Câncer da Serra Gaúcha e o Lar da Velhice São Francisco de Assis.

Uma ideia que nasceu do coração

Após descarregar os alimentos doados, Celenir bateu um papo com a Domus e falou sobre doação e solidariedade.

Segundo ele, seu trabalho social acontece há dezesseis anos e de lá para cá, tem visto as necessidades da comunidade caxiense com a qual se sente em dívida, desde que foi acolhido ainda muito jovem. Ele comenta que a proposta do almoço surgiu naturalmente. 

"A ideia surgiu de ver várias entidades fazendo almoço beneficente [...] então, por que não fazer também e, com isso, ajudar duas entidades que tanto precisam?"

A inspiração veio da observação da própria comunidade e da vontade de contribuir:

“A comida tem um poder muito grande de agregar pessoas. Em torno de uma comida, de uma bebida, as pessoas se unem e tudo se torna mais fácil.”

Por que a Domus e o Lar da Velhice?

Ao ser questionado sobre a escolha das instituições beneficiadas, Celenir, comenta que a cada almoço, ele beneficia as crianças em tratamento contra o câncer e escolhe mais uma entidade para dividir os alimentos arrecadados.

Nesse ano, por recomendação do diretor da Domus, Celenir destinou metade das doações para os idosos do Lar da Velhice. O entrevistado ainda recorda:

"A gente começou a ajudar [...] as pessoas aqui e ali [...] o primeiro almoço [...] a gente queria doar para o Hospital Geral e aí automaticamente, passaram a Domus [...] foi onde que a gente deu os primeiros passos, os primeiros almoços beneficentes para arrecadar os alimentos."

Desde então, ele e sua equipe de voluntários estão envolvidos com as causas sociais, tanto em instituições quanto diretamente com as pessoas que precisam de apoio, mantendo seu compromisso em apoiar as famílias da Domus. 

Envolvimento comunitário que inspira

Em meio à conversa, Celenir, conta que, em torno de 50 pessoas estão envolvidas direta e indiretamente na organização e realização do almoço e outras ações. Pessoas que doam tempo e energia para o bem da comunidade.

“É comovente ver o engajamento de todos [...] das famílias, dos jovens, da igreja [...] todo mundo abraçando a ação com generosidade”

Mesmo com desafios logísticos, como custos, na visão de Celenir, a vontade coletiva de fazer o bem tem superado qualquer obstáculo e o almoço foi prova desse compromisso da comunidade. 

O grande dia

Para Celenir e para a Domus a expectativa foi grande por dois motivos, o primeiro era arrecadar alimentos para as entidades. O segundo motivo, consequência de seu antecessor, é que ações como essa reforçam a cultura da doação e da solidariedade.

Nas palavras de Celenir:

“Foi grande a participação [...] foi mais que um evento, foi um gesto coletivo de generosidade!”

Para os representantes da Domus que participaram do almoço, foi uma surpresa agradável ver o salão da comunidade lotado em um dia chuvoso e frio do inverno gaúcho. 

Famílias ocupando fileiras inteiras de mesas bem organizadas e distribuídas. O almoço foi um deleite à parte com deliciosos galetos temperados à moda gaúcha acompanhados de um macarrão de dar água na boca.

O evento beneficente foi um sucesso com todos os objetivos e expectativas alcançadas! 

Um futuro solidário

A boa notícia é que essa ação não vai parar por aqui. Celenir sinaliza que o evento pretende ser anual, se possível, semestral:

"A nossa expectativa para o próximo evento é [...] que seja o dobro de alimentos que foi agora [...] e a gente possa fazer um bem maior, com mais pessoas dando alimentos [...] às vezes [...] pode ajudar mais que duas entidades, pode ajudar muito mais, né [...] então, acho que no próximo vai ser maior e [...] que a gente possa botar os pés no chão e pular de alegria de novo!"

A Domus enquanto beneficiada, sente-se imensamente grata ao amigo Celenir pela iniciativa solidária e a todos da comunidade do bairro Santa Fé, envolvidos no evento.

Ações como essa mantêm viva a nossa missão de acolher, amparar e dar assistência às crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer e suas famílias.

Quer apoiar? Faça parte dessa corrente do bem! Siga @associacaodomus no Instagram e descubra como sua ajuda pode transformar vidas.

Converse diretamente com amigo o Celenir (54) 99635-0405 e seja um apoiador do Almoço Beneficente Comunidade Santa Rita de Cássia.

Toda contribuição importa! 

Fonte: Celenir Ramos

Galeria de Imagens

Compartilhe:
Fale Conosco
Superliga Domus

Quanto mais cedo o diagnóstico, mais alta a chance de cura.

Doe Agora