No Brasil, o câncer infantojuvenil é a primeira causa de morte por doença, entre 1 e 19 anos. E em grande parte dos casos, a falta de um diagnóstico precoce é o fator preponderante.

Em função desses dados a Associação de Amparo à Criança e ao Adolescente com Câncer da Serra Gaúcha – Domus, incentivada pelo Programa Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil, desenvolvido pelo Instituto Ronald McDonald, firmou parceria com a Secretaria de Educação do município de Caxias do Sul para o desenvolvimento de um programa de sensibilização dos profissionais de educação das escolas municipais para os sinais e sintomas da doença.

O programa, que prevê a sensibilização de 150 profissionais de educação de 10 escolas da rede de ensino fundamental de Caxias do Sul, em 2025, é patrocinado pelo resultado financeiro auferido pela Domus, quando do McDia Feliz, realizado em agosto de 2024.

“Em nossa trajetória de mais de 16 anos acolhendo e assistindo crianças e adolescentes em tratamento do câncer infantojuvenil, oriundas de 49 municípios que formam a 5ª Coordenadoria Regional da Saúde do RS e tratadas pela UNACON do Hospital Geral de Caxias do Sul,  identificamos que os (as) professores (as), por passarem muitas horas do dia com as crianças e adolescentes, tem um olhar mais acurado e holístico sobre elas, sendo que, com frequência, os estudantes são mais íntimos dos professores do que das próprias mães”, afirma Clenes Salib Oliveira, Assistente Social e coordenadora do projeto pela Domus.

Galeria de Imagens

Compartilhe:
Fale Conosco
Superliga Domus

Quanto mais cedo o diagnóstico, mais alta a chance de cura.

Doe Agora