Iremos compartilhar hoje, um pouco da história de uma garotinha guerreira e dona de um lindo sorriso, a nossa Louise! 

Lou, como é chamada por todos, é filha de Andressa, uma mãe amorosa e extremamente dedicada a essa linda garotinha!

Louise foi o presente que Andressa recebeu em dezembro de 2017.

Ela comentou que sentiu algo diferente olhando para aquela bebê, como se de alguma forma, essa sensação a estivesse preparando para o que enfrentaria tempos depois!

O diagnóstico

Segundo, Andressa, antes do diagnóstico, Louise era uma menina muito ativa, alegre e dificilmente ficava doente.

Mas coisas mudaram em 31 de dezembro de 2020, quando foi levada às pressas até a UPA de Bento Gonçalves, cidade onde residia quando tudo começou. 

Após a confirmação de constipação, ela foi medicada e seguiu para casa. Retornando dias depois, com os mesmos sintomas.

Contudo, o médico que a atendeu surpreendeu com o diagnóstico de um quadro psicológico. Que segundo ele, poderia estar ligado ao abandono das fraldas!

Embora relutante, Andressa aceitou as recomendações do médico!

No entanto, dois dias depois, Louise retornou ao médico mais uma vez e com os mesmos sintomas!

Nessa consulta, porém, o profissional pediu um exame de sangue, algo que, até então, não havia sido solicitado. 

O resultado

O exame revelou a presença de anemia, o que levou Louise a ser encaminhada para o hospital Tachinne em Bento Gonçalves, cidade onde residia naquele momento.

Logo após a internação, investigações mais amplas foram iniciadas e mais momentos angustiantes estavam por vir, enquanto aguardavam o desfecho dos exames!

A mãe da pequena, Lou, deu à luz a seu irmãozinho, logo após contrair Coronavírus (COVID-19), o que a levou a se afastar de Louise, tanto para preservá-la quanto para cuidar do bebê.

A confirmação

Enquanto Andressa se ocupava do recém-nascido, Louise foi transferida para Caxias do Sul, acompanhada de sua avó materna. 

Essa fase de separação forçada, é considerada por Andressa, como a mais dramática de todo o processo!

Com o fim desses dias de resguardo e já em Caxias, Andressa fica à par da suspeita dos médicos, que já investigavam a possibilidade de um tumor muito raro. 

A confirmação veio em março de 2021, com a constatação de um neuroblastoma em estágio 4 e de alto risco.

As medicações para aliviar as dores, iniciaram quase que imediatamente, enquanto aguardavam o protocolo de tratamento.

Em 17 de maio, o tumor foi retirado e após a cirurgia, seguiu-se o tratamento! Nesse período, Louise contabilizou, entre idas e vindas ao hospital, quase cinquenta dias de internação.

Os meses foram seguindo até que em 13 de outubro, a pequena Lou, passou por um transplante de medula óssea autólogo, em Porto Alegre, no Hospital de Clínicas e só após quarenta dias, voltou para casa.

Em dezembro de 2021, terminou a radioterapia com êxito. Em fevereiro de 2022, iniciou a quimioterapia oral e a fase final desse tratamento foi concluída em agosto do mesmo ano.

Com sucesso e para a alegria de todos, nesse momento, Louise estava em remissão completa! 

O retorno 

Contudo, em dezembro de 2022, a doença retornou!

Diante disso, foi prescrito um medicamento paliativo de alto custo, como alternativa, já que os tratamentos anteriores, não surtiram o efeito desejado.

Nesse momento a vida dela valia dois milhões de reais!

Além disso, Louise iniciava agora mais um protocolo com oito ciclos de quimioterapia, realizados a cada vinte e um dias!

Chegando no quinto ciclo, em abril de 2023, novos exames foram realizados para verificar a evolução da doença. O resultado mostrou que o tumor havia progredido.

A opção, agora, era recorrer a mais um tratamento paliativo, com data prevista para iniciar em junho de 2023.

A Domus!

Andressa conta que se sentia perdida, tentando entender a doença e como ela iria impactar suas vidas! 

Se perguntava como Ela, uma mãe solteira, sem muitos recursos, com uma filha portadora de um câncer raro e um bebê de colo, daria conta de tudo sozinha!

Foi então, que em 2021, no início da jornada de Louise, que a Associação entrou em suas vidas, com a visita da Renata, a psicóloga e da Clenes, assistente social.

Esse momento foi recebido com grande alegria porque agora, se sentia aliviada, acolhida e amparada! 

Andressa foi enfática em dizer que, daí em diante, todo o possível é feito para a Louise receber carinho, atenção e assistência!

Elas recebem orientação emocional, nutricional, jurídica, social e quando necessário, apoio financeiro!

Além disso, Andressa e Louise participam do Projeto Psicossocial da Domus.

Ela afirma que, como participante do Projeto, tanto ela quando Louise, vivem momentos de qualidade na Domus!

O Projeto proporciona experiências com as outras mães, envolvendo ambas em atividades que proporcionam lazer e bem-estar.

Enquanto as mães se envolvem com aulas de artesanato, momentos de reflexão com palestras e atividades físicas, as crianças ficam na brinquedoteca, participando de aulas de música e recreação!

Emocionada e com a voz embargada, Andressa comenta como tem sido importante o apoio recebido pela equipe da Domus, que em suas palavras:

São anjos em nossas vidas [...] a gente sentiu desde o início que a gente teria um apoio e uma mão pra caminhar com a gente e levar essa [...] luta adiante [...] então a Domus nos auxiliou muitas vezes com medicamentos, ela fazia acompanhamento [...] pra nós no hospital [...] na nossa casa [...] pelo WhatsApp, pelo telefone [...] sempre em cima pra ver se a gente precisava de alguma coisa [...] não só questão material e financeira, mas em todo apoio psicológico, questão nutricional [...] a gente teve auxílio de advogados quando precisou das medicações [...] eu não sei o que seria sem esses anjos [...] 

Apoie a Domus! 

Seja o herói que as nossas crianças e adolescentes em tratamento do câncer, tanto precisam!

Apoie com o valor que puder, clicando aqui! 

Compartilhe:
Fale Conosco
Superliga Domus

Quanto mais cedo o diagnóstico, mais alta a chance de cura.

Doe Agora