De caráter nacional, a iniciativa visa a conscientizar sobre os principais sinais e sintomas do câncer infantojuvenil a fim de combater o preconceito e a negação à doença  

Tradicionalmente conhecido como o mês da conscientização sobre o câncer infantojuvenil, até 30 de setembro, mais uma edição da campanha “Setembro Dourado”,  promovida pela Confederação Nacional de Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (CONIACC) ganha espaço no Brasil. Idealizada pela agência Love Comunicação, de Caxias do Sul, a campanha nacional utiliza personagens do imaginário infantil que formam a “Turma Coniacc” – o Elefante Motoqueiro, a Girafa Fitness e a Zebra Astronauta. Eles chamam atenção pela contraposição da fantasia das crianças com uma realidade dura e silenciosa: os sinais e os sintomas do câncer infantojuvenil existem de verdade. A doença ainda é a maior causa de óbitos entre jovens de 1 a 19 anos, porém o diagnóstico precoce pode aumentar o índice de cura em torno de 80%.  

De forma lúdica, mas adotando uma mensagem clara e objetiva, a campanha circula por cenários urbanos, misturando-se ao cotidiano de pessoas comuns na tentativa de romper o preconceito e a negação sobre o câncer infantojuvenil, alertando para sinais e sintomas que devem ser observados e investigados. Entre eles estão manchas roxas pelo corpo, dor óssea, fadiga, perda de peso inexplicada e inchaços sem trauma. “O Brasil apresenta o dado preconizado de que cerca de 4 mil crianças não conseguem, sequer, chegar ao diagnóstico da doença. Se comparada a condição de que o diagnóstico precoce eleva o percentual de cura, estima-se que esses 4 mil pacientes podem chegar ao óbito”, alerta Rocco Donadio, diretor de Comunicação e Marketing da CONIACC e presidente da Associação de Amparo à Criança e ao Adolescente com Câncer da Serra Gaúcha – DOMUS, uma das 49 instituições associadas. No mundo, aproximadamente 400 mil novos casos são diagnosticados a cada ano.

          As peças publicitárias estampam o mobiliário urbano (afixadas nas paradas de ônibus), outdoors, busdoors, anúncios em jornais e revistas, cartazes, spots e roteiros de vídeos para a mídia eletrônica, camisetas, flyers e cards para redes sociais. “O câncer em crianças e adolescentes se apresenta de forma diferente ao adulto, onde sua origem pode estar, na maioria das vezes, em células responsáveis pela formação dos diversos tecidos da criança na vida intrauterina. A informação e a conscientização se tornam fatores fundamentais para combater a doença”, afirma a médica especialista em Hematologia e Oncologia, Teresa Cristina Cardoso Fonseca, também presidente da CONIACC. 

          De acordo com dados do Instituto Desiderata, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) focada na melhoria da saúde pública infantojuvenil no Rio de Janeiro, a taxa de mortalidade de crianças por câncer no Brasil é de 43,4 por milhão, praticamente o dobro dos Estados Unidos, que registra uma taxa de 22 por milhão. Além das dificuldades dos pacientes conseguirem obter o diagnóstico, há indisponibilidade de medicamentos na Rede Básica de Saúde ou de centros de tratamento especializados, bem como carência de dados científicos sobre a doença, voltada à faixa de 1 aos 19 anos. Pensando em reverter este quadro, a partir da efetivação de informações mais concretas e fidedignas, que podem melhor ilustrar a realidade de diferentes regiões do país, a CONIACC desenvolveu um projeto-piloto de mapeamento nacional das instituições de tratamento e apoio às crianças e adolescentes com câncer.  Mesmo com apoio do Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE), para dar continuidade ao projeto - que está em fase de desenvolvimento - a CONIACC busca ampliar suas parcerias. “Entre as ações iniciadas em julho deste ano, foi possível detectar um dos principais problemas, que é o estadiamento da doença. Quando os pacientes chegam para atendimento já se apresentam em estágios avançados”, revela Rocco, ao enfatizar a importância em conhecer os sinais e sintomas, conforme divulgados na campanha “Setembro Dourado”. Para saber mais sobre eles, acesse: www.coniacc.org.br

Conheça a CONIACC

Sem fins lucrativos e sediada em Brasília (DF), a Confederação Nacional de Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (CONIACC) completa 15 anos em 2023, representando a união de forças de 49 instituições filiadas, distribuídas de Norte a Sul do país. A confederação tem o objetivo de acolher, amparar e assistir à criança e o adolescente com câncer, bem como suas famílias, sem distinção de sexo, cor ou religião.

Integrante da Frente Parlamentar da Prevenção e Combate ao Câncer Infantil, a CONIACC assumiu papel fundamental para a criação da Lei 14.308/2022, publicada no Diário Oficial da União, em 09 de março, que instituiu a Política Nacional de Atenção à Oncologia Pediátrica do Brasil. Desde então, algumas conquistas foram alcanças, mas, segundo Rocco Donadio, ainda há muito o que fazer. “Trabalhamos com as portarias da lei, redigidas por uma comissão técnica, que se reúne, frequentemente, tendo apoio do Ministério da Saúde. Entretanto, é necessário que as secretarias municipais e estaduais tomem conhecimento destas portarias e passem a implantar novas regras para atendimento ao câncer infantojuvenil em suas localidades. È o passo inicial para que a assistência e o tratamento adequados estejam ao alcance de todos”, conclui.

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Quanto mais cedo o diagnóstico, mais alta a chance de cura.

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