Dirigente destacou atendimento oferecido a crianças e adolescentes vítimas de câncer

O diretor-executivo da Domus (Associação de Amparo à Criança e ao Adolescente com Câncer da Serra Gaúcha), Rocco Francesco Donadio, registrou em pronunciamento no início da sessão ordinária da Câmara Municipal desta quinta-feira (15/09) os serviços oferecidos pela entidade. Fundada em 11 de maio de 2009 e, em funcionamento efetivo desde 30 de junho de 2010, a Domus já prestou 47 atendimentos de pessoas encaminhadas pelo setor oncológico do Hospital Geral de Caxias do Sul.

Donadio destacou que a entidade oferece, gratuitamente, abrigamento para pacientes e responsáveis, evitando que façam deslocamentos até seus municípios de origem após o tratamento quimioterápico. Além das acomodações, a entidade oferece atendimento odontológico, psicológico e de assistência social, transporte, medicação quando prescrita por médicos, alimentação, comunicação e atividades de lazer. A Domus atende aos moradores dos 49 municípios pertencentes à 5ª Coordenadoria Regional de Saúde.

O gestor enfatizou a importância das famílias ficarem atentas aos sinais que indicam a possível existência da doença. Para Donadio, a identificação precoce é essencial para garantir o atendimento adequado, reduzindo as possibilidades de morte.

Citou a realização do teste do olho vermelho como a melhor forma de identificar se uma criança tem predisposição à doença. Caso apareça a cor vermelha, não há indicação da doença; se for branca, a recomendação é procurar médicos para investigação. O teste pode ser feito por meio de equipamento específico ou câmara fotográfica.

Em relação ao câncer infanto-juvenil, Donadio indicou que a família deve estar atenta à dor do crescimento, comum nesta fase da vida, mas que precisa ser acompanhada, porque pode indicar predisposição ao câncer. "Nosso sonho é não ter nenhuma criança para ser atendida. Mas isto é uma ilusão. Por isso, queremos continuar fortes no papel acolhedor que desempenhamos", assinalou.

Após a apresentação das ações da Domus em prol das crianças e adolescentes dos 49 municípios da 5ª Coordenadoria Regional da Saúde do RS, no que tange ao acolhimento oferecido a elas e às suas responsáveis, durante o tratamento quimioterápico, feito no Hospital Geral de Caxias do Sul, e de levar informações às comunidades desses municípios sobre os sinais e sintomas iniciais do câncer infantojuvenil, a Câmara Municipal de Caxias do Sul, por unanimidade, aprovou o projeto do vereador Edson da Rosa, que outorga o título de Utilidade Pública à instituição, pelos relevantes serviços prestados à saúde, na prevenção do câncer na serra gaúcha.

Assessoria de Imprensa

Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): João Roberto Hunoff - MTE 5.247

Fonte: Rocco F. Donadio

Galeria de Imagens

Compartilhe:
Fale Conosco
Superliga Domus

Quanto mais cedo o diagnóstico, mais alta a chance de cura.

Doe Agora