A CONIACC esteve representada no 22º Encontro da Sociedade Brasileira de Registro de Câncer - ABRC, realizado no INCA, nos dias 29 de novembro a 1º de dezembro/2023.

No dia 30 participamos da Mesa Redonda 2, cujo tema era “Qual a importância do 3º setor para a melhoria das informações sobre o câncer no Brasil”.

Apresentamos a CONIACC e o projeto de MAPEAMENTO, como sua contribuição à causa do câncer infantojuvenil e para a importância dos registros colhidos visando estudos futuros em benefício dos pacientes.

Salientamos que os registros de câncer são uma importante base de conhecimento para se fazer o planejamento de ações de todas as organizações que atuam na causa, inclusive as instituições de apoio.

Registramos que o RHC tem que avançar bastante e que a função de registradores tem de ser mais valorizada no Brasil.

Comentou-se que a Inteligência Artificial é um poderoso auxiliar para o registro do câncer, mas que ainda está muito distante da realidade brasileira.

Percebemos que a tônica principal das discussões girava em torno do câncer de adulto e sugerimos que fosse dada ao câncer infantojuvenil, também, a merecida atenção no registro de dados hospitalares.

Em resumo, destacamos que os registros ainda são inexistentes, insuficientes, fracos, incorretos e imprecisos, mas que eles podem contribuir para o diagnóstico precoce da doença e, sobretudo, salvar vidas.

Um apelo foi feito às instituições de apoio: “Sejam cobradores exigentes e fiscalizadores, em suas regiões, dos registros hospitalares de câncer”

Galeria de Imagens

Compartilhe:
Fale Conosco
Superliga Domus

Quanto mais cedo o diagnóstico, mais alta a chance de cura.

Doe Agora